top of page
Buscar
  • Foto do escritorcontato811642

Acupuntura beneficia o paciente em tratamento oncológico

A acupuntura é uma das técnicas de tratamento utilizadas dentro da medicina chinesa. Seu mecanismo de ação principal é feito por redes de neurônios, que são as células do sistema nervoso, que são estimulados pela agulha. Nesse processo, as agulhas levam essa ‘informação’, que é o impulso nervoso, a diversos sistemas em nosso corpo, ajudando a regular e a reequilibrar as funções do organismo. Pesquisas e artigos científicos recentes apontam os benefícios que a acupuntura pode trazer para pacientes em tratamento oncológico visando controlar estresse, fadiga, náuseas, vômitos e até amenizar dores causadas pelo câncer ou por seus tratamentos.


De acordo com a fisioterapeuta oncológica e acupunturista do Instituto OncoYart, Beth Gruska, neste momento em que os veículos de comunicação, incluindo as mídias sociais, levam informação constantemente, os pacientes estão cada vez mais informados sobre os tratamentos que trazem bons resultados e acontecem de forma integrativa, ou seja, atendendo o paciente como um todo. “O acompanhamento do paciente oncológico no OncoYart acontece de forma precoce, ou seja, desde o diagnóstico, levando a um tratamento mais harmonioso e leve, principalmente tendo em vista que ele já passa por uma situação delicada diante de tantas mudanças”.

Mitos ou preconceitos sobre a acupuntura

Mesmo nesses dias atuais, por mais que a acupuntura seja milenar, com estudos de comprovação científica desde 1970, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter publicado, em 1979, uma lista de 41 doenças que apresentam excelentes resultados, ainda existe um receio da população. A fisioterapeuta acupunturista Joyce Shimbo, do Instituto OncoYart, explica que muitos mitos sobre a acupuntura estão caindo devido ao avanço da comunicação e o acesso à informação. “O que podemos afirmar à população sobre verdades a respeito da acupuntura é que as agulhas são descartáveis e estéreis, logo, cai o mito de que são reutilizáveis. Essa questão talvez seja a de maior importância para as pessoas, por isso merece o devido esclarecimento.”


Shimbo ressalta que ‘acupuntura’ é uma maneira generalizada de falar. A palavra tem sua origem no latim e seu significado e uma junção de palavras: acu significa agulha e puntura é ponto. “Mas é possível se estimular o ponto de outras formas, com plantas, por exemplo, sendo a maior parte sementes, como as de mostarda. Também existe a moxabustão, que é uma técnica que consiste em aquecer regiões ou pontos de acupuntura, e as ventosas (instrumento semelhante a um copo), que é um tipo de tratamento conhecido por melhorar a circulação sanguínea e sendo capaz de trazer muitos outros benefícios para o corpo.


Muitos pacientes têm receio e medo com relação às agulhas da acupuntura, mas outras opções de tratamento sem agulhas, como o stipper, que é uma pastilha de silício orgânico que harmoniza o ponto escolhido para o tratamento, laser e mesmo a auriculoterapia – técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha. Podem ser usadas sementes ou esferas metálicas

Conheça os benefícios da acupuntura


1. Aumenta a imunidade

2. Atua no controle da dor

3. Neuropatia periférica

4. Ajuda no controle salivar

5. Cicatrização

6. Azia

7. Refluxo

8. Constipação

9. Enjoo

10. Vômito

11. Liberação de tecidos e cicatrizes

12. Fadiga crônica que ocorre durante a quimioterapia

13. Ansiedade




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page