Durante o inverno muitos lembram de cuidados para evitar resfriados, gripes ou que a imunidade fica baixa. No entanto, se esquecem que a saúde bucal também deve ter atenção redobrada nas épocas mais frias do ano, principalmente para os pacientes oncológicos.
É comum que no inverno haja uma redução do consumo de água e uma tendência à ingestão de alimentos “mais pesados”, o que pode causar impacto na saúde bucal. Sem hidratação suficiente a boca fica mais seca, e a alimentação inadequada e higiene bucal deficiente são condições capazes de provocar cáries, por exemplo.
Os pacientes oncológicos devem reforçar ainda mais os cuidados. O câncer não precisa ser necessariamente em região de boca ou face para causar complicações diretamente na cavidade oral durante e após o tratamento oncológico.
“As complicações bucais agudas e tardias do tratamento oncológico podem ser prevenidas ou minimizadas se o paciente for corretamente orientado e assistido por um cirurgião-dentista especialista. O acompanhamento odontológico causa um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes oncológicos”, ressalta a cirurgiã-dentista do Oncoville, Aristilia P. Tahara Kemp.
Prevenção durante todas as estações do ano
Vale ressaltar que sempre é melhor prevenir do que remediar. E a prevenção, neste caso, é muito importante. Há um ditado que diz que “a saúde começa pela boca”, afinal, o aparecimento de doenças bucais pode ser reflexo de alguma doença do corpo ou mesmo a alteração da boca pode levar a alguma doença sistêmica. Por isso, os cuidados devem permanecer durante o ano todo. Escovar os dentes após as refeições e fazer consultas regulares com o cirurgião-dentista são métodos importantes de prevenção das patologias bucais.
Independente da época do ano, cada estação merece o devido cuidado. E fica o alerta: ao perceber qualquer alteração na região bucal ou no organismo, e que não passam rapidamente ou que surgiram sem motivo aparente, procure a ajuda de um especialista. Ele irá te encaminhar para os profissionais que podem avaliar e diagnosticar de forma correta qualquer doença benigna ou maligna. Fique atento aos sinais do seu corpo!
Comments