top of page
Buscar
  • Foto do escritorcontato811642

Benefícios da prática do Yoga

A palavra Yoga vem do sânscrito e significa união, denominando uma prática milenar que visa proporcionar equilíbrio ao unir corpo, mente e espírito por meio de um conjunto de exercícios – físicos (ásanas), respiratórios (pranayamas) e meditativos (dhyana) – que estimulam o autoconhecimento e a (re)conexão consigo mesmo. Yoga é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento da saúde integral por atuar como um suporte no alívio das dores crônicas, no gerenciamento do estresse, na redução dos níveis de ansiedade, no aumento da mobilidade geral do corpo, na melhora da circulação, para citar apenas alguns dos benefícios obtidos pelo praticante.


A responsável pelas aulas de Yoga no Instituto OncoYart, Daniela Gonçalves, explica que a prática constante do Yoga alivia o estresse e, consequentemente, equilibra a produção de hormônios no corpo, além de regular o sistema nervoso. Ela esclarece que os exercícios corporais praticados nas aulas – posturas físicas ou ásanas – representam apenas um dos degraus do Yoga e devem estar em consenso com a postura do praticante perante a vida. Por isso o Yoga integra em sua filosofia os yamas e nyamas, que se configuram no estímulo para o praticante observar o seu comportamento em relação ao outro e a si mesmo, assim como as etapas da respiração, concentração (dharana) e meditação.


Há vários estilos de Yoga, e todos eles, inclusive os que priorizam os movimentos do corpo, empenham-se em tornar a mente um pouco mais tranquila e silenciosa por alguns momentos, diminuindo, ao menos um pouco, aquele barulho interminável – e muito cansativo – de pensamentos repetitivos, bem como a sua velocidade e o seu ritmo. E é assim que surge a sensação de tranquilidade e leveza relatada por vários praticantes. Algo tão importante para a população em meio à correria que vive atualmente. “Praticar Yoga demanda atenção e foco na execução das posturas físicas, evitando com isso a distração em torno de pensamentos aleatórios, e esse benefício se estende para além das aulas, pois ajuda o praticante a manter essa atenção ao longo do dia, melhorando a sua rotina e auxiliando-o na realização de suas atividades diárias”, exemplifica Daniela Gonçalves.


As vantagens dessa prática ainda vão além, os ásanas, ajudam a liberar a tensão e a dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por problemas como hérnia de disco, escoliose, fibromialgia, contraturas musculares. “O Yoga pode atuar de forma complementar ao tratamento médico convencional, por isso as aulas no Oncoyart são adaptadas às necessidades individuais de cada paciente e incluem técnicas de relaxamento, foco, meditação e respiração, principais etapas da prática, que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade associados ao diagnóstico e tratamento do câncer”, explica Daniela.


Pacientes com câncer que praticam Yoga regularmente podem colher os frutos de um sono mais tranquilo e restaurador, o que é essencial para a recuperação e o bem-estar durante o tratamento. Há ainda benefícios associados à melhora da flexibilidade, força muscular e mobilidade das articulações, um ganho para pacientes que enfrentam rigidez e limitações de movimento devido ao tratamento e/ou cirurgias oncológicas. Sem falar que os pacientes podem experimentar grande alívio da dor física e do desconforto decorrentes do próprio câncer ou das cirurgias ou efeitos colaterais inerentes ao tratamento.


A prática do Yoga eleva a qualidade de vida e da saúde geral, já que promove melhora do funcionamento do coração e dos pulmões, porque regula o sistema nervoso e com isso beneficia a circulação sanguínea, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Além disso, ajuda a equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis dos hormônios do estresse – o cortisol e a adrenalina.




1 visualização0 comentário

תגובות


bottom of page