top of page
Buscar
  • Foto do escritorcontato811642

Fique atento à saúde dos rins durante o verão

Atualizado: 10 de jan.

Estamos na estação mais quente do ano, época querida por muitos brasileiros e onde a maioria lembra dos cuidados com a pele mas se esquece que os rins também devem merecer uma atenção especial. Estima-se que as conhecidas pedras nos rins, cálculo renal, aumentam cerca de 30% durante o verão.


De acordo com o urologista Leonardo Welter, que é também uro-oncologista e cirurgião robótico, esse aumento ocorre porque com o suor, mais comum nesta época do ano, aumenta a responsabilidade de os rins filtrarem as impurezas da alimentação. Mesmo bebendo água, muitas vezes transpiramos mais por causa do calor, o que resulta na formação e mobilização mais frequente dos cálculos no ureter causadores da cólica de rim “Aproximadamente 15% da população mundial apresenta pedra nos rins ou cálculo renal. A perda de líquidos pode desencadear alguns problemas renais agudos.”


Segundo pesquisadores, para cada 1 kg de peso, é preciso ingerir cerca de 30 a 35 ml de água, ou seja, uma pessoa com 60 kg deve beber de 1,8 a 2,1 litro de água por dia. “Por vezes, não bebemos água porque ela não está ali, de fácil alcance e isso compromete a nossa meta de hidratação. Por isso, no trabalho ou em casa, tenha um local para deixar sua garrafinha. Isso vai ajudar você a beber mais água ao longo do dia, sem tanto sofrimento”, alerta Leonardo Welter.


Aproveite o verão, mas não se esqueça dos cuidados com a sua saúde. O verão dura apenas três meses, mas a sua saúde é diária. Em caso de dúvida ou surgimento de algum sintoma diferente no seu dia a dia, busque ajuda de um especialista.


Dicas para evitar o cálculo renal:

. Reduza os alimentos com altas doses de sal e proteína animal;

. Evite comidas ricas em oxalato, como espinafre e nozes;

. Evite alimentos processados com alto índice de sódio;

E não se esqueça: beba água, hidratação é fundamental.




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page