top of page
Buscar
  • Foto do escritorcontato811642

Paciente oncológico deve redobrar os cuidados no inverno

Começou o inverno no Hemisfério Sul, estação que traz uma preocupação a mais com para a saúde e, principalmente, a imunidade. Neste período, são frequentes as doenças respiratórias, como gripe, resfriado, rinite alérgica, asma, bronquiolite e pneumonia. Em geral, o aumento do número de doenças é consequência do tempo seco que estamos vivendo e também da instabilidade climática, típica dessa época do ano, que acabam favorecendo a disseminação de doenças virais e o desencadeamento das crises alérgicas.

Pacientes que estão em tratamento quimioterápico (que tem principal função destruir as células cancerígenas do organismo, mas também pode afetar células sadias, inclusive as do sistema imunológico) devem ter cuidado redobrado para evitar as infecções típicas do inverno.

Gripes e resfriados são as doenças mais comuns e são causadas por vírus, mas a gripe causa um quadro mais grave e duradouro que o resfriado. Em ambos os casos pode ocorrer tosse, fraqueza, congestão nasal, espirro e coriza, mas a gripe pode evoluir e a pessoa apresentar febre e dor de cabeça. 

Um dado importante que a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC, apresenta é que a imunização de pacientes oncológicos contra o vírus da Influenza pode reduzir em até 58% o risco de mortalidade por esse tipo de infecção. Por isso, é fundamental que todos os pacientes com câncer, a partir dos 6 meses de idade, recebam o imunizante, mas desde que o médico do paciente tenha consentido.

Prevenção

Veja algumas dicas para se proteger melhor no inverno:

Beba mais água: em dias mais frios, a tendência é beber pouco líquido. Fique atento à ingestão de água, ela pode prevenir a pele seca e dores de garganta. Consuma de acordo com a recomendação para seu peso e estilo de vida, mesmo que não tenha muita sede. Lembre-se: a água ajuda a manter o corpo e o sistema imunológico funcionando adequadamente.

Exercite-se regularmente: pratique, de preferência, regularmente, mesmo que o frio reduza sua motivação para se exercitar. O exercício faz bem à nossa saúde física e mental.

Cuide da alimentação: invista em bebidas e alimentos quentes, eles são uma forma de manter o corpo aquecido. Caldos, sopas e chás são excelentes para esta época do ano e ajudam na regulação da temperatura corporal.

Melhore a circulação do ar em sua casa: esta é a época do ano em que a incidência de doenças virais transmitidas pelo ar é alta. Por isso, mantenha uma boa circulação de ar para evitar ambientes poluídos. Além disso, vale colocar roupas, cobertores, tapetes e outros tecidos ao sol. Essa é uma tática que ajuda a eliminar fungos e outros micróbios causadores de doenças.

Use protetor solar: é essencial proteger a pele do sol mesmo no inverno, já que os raios ultravioleta permanecem com potencial de causar câncer de pele e manchas, ainda mais para os pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Umidifique o ambiente: no inverno, o clima costuma ser mais seco, ressecando a pele e as vias respiratórias, deixando nossos corpos vulneráveis a doenças e outros problemas respiratórios. Umidificar os cômodos de casa é uma ótima maneira de prevenir isso e proteger a sua saúde. Você pode usar um umidificador, deixar a porta do banheiro aberta durante o banho para que a umidade se distribua pela casa ou até mesmo colocar uma toalha ou uma vasilha com água no cômodo, pois a evaporação vai umidificar o ambiente.

Fonte: Oncoville

O Oncoville é uma clínica de excelência em radioterapia, localizada em Curitiba - PR, que oferece tratamento para o câncer de forma integral e personalizada, seguindo padrões internacionais de qualidade e dispõe de uma infraestrutura ampla, moderna para garantir bem-estar e conforto aos pacientes.

Recentemente, o Oncoville recebeu a recertificação de Acreditado Nível 1 – Acreditado, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.



0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page