Saúde do homem em foco: prevenção é o melhor caminho
- contato811642

- há 2 dias
- 2 min de leitura
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha Novembro Azul, criada para quebrar tabus e incentivar o cuidado, busca chamar a atenção para a importância de consultas médicas regulares e de hábitos de vida saudáveis.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, e alterações em seu funcionamento podem ocorrer com o envelhecimento.
De acordo com o rádio-oncologista do Oncoville, Henrique Balloni, na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e pode não apresentar sintomas nas fases iniciais. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento. Quando identificado no início, as chances de cura ultrapassam 90%.
Embora muitas vezes o câncer de próstata seja silencioso, alguns sinais podem indicar a necessidade de avaliação médica. Entre os principais sinais estão a dificuldade ou dor ao urinar, vontade de urinar com frequência, especialmente à noite, presença de sangue na urina ou no sêmen e dor na região lombar, quadris ou coxas.
“Homens a partir dos 50 anos devem procurar um urologista para avaliação anual. Aqueles com histórico familiar da doença ou negros, grupo com maior risco, devem iniciar o acompanhamento aos 45 anos. Os principais exames para investigação são o toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Ambos são simples e fundamentais para detectar alterações precocemente”, expõe o rádio-oncologista.
Saúde masculina além da próstata
O Novembro Azul também é um lembrete para que o homem cuide da saúde como um todo. A prevenção vai além do câncer de próstata, envolve atenção à pressão arterial, colesterol, diabetes, saúde mental e hábitos de vida.
Adotar uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, não fumar, moderar o consumo de álcool e manter o peso adequado são atitudes que reduzem significativamente o risco de diversas doenças crônicas.
“Muitos homens ainda evitam procurar atendimento médico por preconceito ou medo de descobrir um problema. O Novembro Azul reforça que cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade consigo mesmo, com a família e com quem se ama”, finaliza Henrique Balloni.





Comentários