A radioterapia é a terapêutica que utiliza radiação ionizante em algumas etapas do tratamento oncológico. A maioria dos pacientes oncológicos necessitará de radioterapia em alguma fase da doença. A forma do tratamento dependerá do tipo de tumor, localização e estágio, bem como as condições gerais do paciente.
Uma das formas em que a radioterapia é utilizada, é aquela que chamamos de radioterapia paliativa que embora não vise a cura da doença, pode ser indicada para a redução ou alívio de sintomas, como dor, sangramento ou compressão sobre alguns órgãos.
A rádio-oncologista Paula Soares, do Oncoville, explica que a indicação e o momento desse tratamento é definido em conjunto com a equipe que assiste o paciente. “Geralmente são tratamentos com duração de poucos dias e com doses mais elevadas, com o objetivo de manter o paciente por menos tempo possível na estrutura hospitalar, assim como alívio mais rápido dos sintomas.”
Dra. Paula Soares destaca que a radioterapia paliativa é utilizada em situações específicas. E esta, quando realizada busca trazer ao paciente melhora na sua qualidade de vida.
Comentários